Em seu estudo sobre tendências, a Ford revela como o avanço da tecnologia está influenciando a mudança de comportamento das pessoas em áreas-chaves da vida e como isso afeta o relacionamento entre as empresas e os consumidores.
Em um mundo cada vez mais volátil e incerto, o comportamento do consumidor muda constantemente. Por isso, compreender os hábitos de consumo das novas gerações é fundamental para que as empresas possam se desenvolver no mercado.
Os benefícios do mundo conectado para a sociedade são incontestáveis. Há, cada vez mais, redes de alto desempenho possibilitando que um grande volume de dados seja acessado pelos mais variados dispositivos em qualquer lugar e a qualquer momento. Entretanto, esse fluxo intenso de informações e inovações tecnológicas pode também trazer desvantagens, como o aumento do uso excessivo e até mesmo compulsivo das tecnologias.
Essa desconexão com o mundo real pode influenciar negativamente as diversas áreas da vida, como o convívio social, com a família, amigos e também o trabalho, diminuindo a produtividade, foco, atenção e rendimento.
O modo como encaramos o trabalho mudou e muitas pessoas no mundo agora trabalham para viver, em vez de viver para trabalhar. Mais do que nunca, a tecnologia tem um profundo impacto em como nos conectamos e vemos o mundo.
Cada vez mais pessoas estão descobrindo que é muito mais divertido aproveitar a própria vida do que acompanhar virtualmente a dos outros e ter a sua acompanhada. É a vida offline, mais leve, mais fluida e mais real.
Isso não significa ser alienado, mas sim, usar a internet de forma mais inteligente: ler notícias, saber do trânsito, fazer transações bancárias e até checar as redes sociais, claro!
Segundo especialistas em comportamento, as tecnologias não são inimigas, pois facilitam nossa vida e ajudam na comunicação. Devemos utilizar essas ferramentas como aliadas, para que não prejudiquem o trabalho ou convívio social.
Trata-se de nos libertarmos desta crescente necessidade de estar permanentemente conectados e evitar, assim, a dependência tecnológica.
Em um mundo que, para muitos, parece estar fora de controle, os consumidores estão buscando maneiras de recuperar o poder sobre suas vidas. O uso consciente das tecnologias é a base para o equilíbrio entre as inovações constantes que vivemos e uma vida saudável.
Como o consumidor irá se comportar frente a estas mudanças tão recentes e rápidas e como as empresas poderão transformar esta tendência em uma oportunidade de negócios são questões essenciais a serem debatidas. Para isso, é importante estar atento aos principais movimentos e fatos para sair na frente de seus concorrentes e traçar a estratégia correta para seu negócio manter-se rentável e competitivo de forma sustentável.