Vivemos hoje uma transição social que está fortemente relacionada ao avanço das tecnologias de comunicação. Cada vez mais, em diversos ambientes, podemos notar a modernização dessas tecnologias e como elas influenciam o comportamento do ser humano e interferem nas suas relações pessoais.

Houve um crescimento exponencial na aquisição de dispositivos e no avanço das tecnologias – especialmente com a popularização da internet. Agora, temos acesso a muita informação vinda de todos os lados. Com o uso do WhatsApp ou Facebook, por exemplo, podemos alcançar inúmeras pessoas em um curto intervalo de tempo.

Informação é a base do conhecimento, da vida econômica, política, social e das relações. Portanto, a troca de informações é essencial à população. Assim, as tecnologias seguem a tendência de melhorar essa comunicação, torná-la mais dinâmica e muito mais rápida.

O mundo virtual é muito ágil. Rapidez e agilidade combinadas ao dinamismo e a conveniência tornam a Internet o meio de comunicação mais utilizado na atualidade.

As relações, ao mesmo que se tornaram mais instantâneas, também são mais efêmeras, mais distantes e superficiais, ou seja, você tem o poder se de comunicar com várias pessoas virtualmente, porém consome tempo que antes era dado aos modos tradicionais de interação como, por exemplo, as rodas de conversa com amigos ou parceiros. Isso tende a enfraquecer as relações do mundo real.

Cabe as pessoas e empresas utilizarem as tecnologias para melhorar sua comunicação, otimizar suas relações e se aproximarem das pessoas.

Algumas interações pessoais são insubstituíveis. É para as outras que a tecnologia deve ser aplicada.    

A Internet mudou a vida das pessoas e empresas. Do refinado ao tradicional, todos sofreram mutações digitais. As ações e costumes foram modificados, bem como a linguagem, os termos, relações e principalmente a presença.

Hoje falamos em presença virtual, seja no Skype com um parente distante ou no Instagram, oferecendo os produtos de sua empresa. Afinal, se a esmagadora maioria da população utiliza esses recursos, por que sua empresa perderia a oportunidade de abordar seu público por esses canais?

Um case de sucesso na comunicação via redes sociais é o da Netflix. Além de publicações simpáticas e interessantes, que atendem as necessidades de seus clientes, as respostas aos comentários são constantes e sempre primam pelo bom humor. A empresa se torna praticamente um amigo pessoal para seus consumidores, trazendo grandes benefícios para essa relação.

A imagem de uma companhia depende muito da capacidade de relacionamento. Ou aprendemos a nos comunicar com todos os públicos ou estaremos fadados ao fracasso.

Então devemos usar as ferramentas disponíveis ao nosso favor. Afinal, elas estão aí e podem ser nossas aliadas para mostrarmos ao mundo quem somos e o que queremos de verdade.

Published On: agosto 7th, 2019 / Categories: Digital, Gestão, Tendências, Transformação Digital /

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Add notice about your Privacy Policy here.