Para que as empresas estejam preparadas para as transformações da era digital, mais do que investir em ferramentas e tecnologias, é fundamental adaptar a gestão de talentos para gerar o dinamismo e a agilidade necessários para o mercado atual e futuro.
A automação tem mudado a relação dos colaboradores com o trabalho. Muitos empregos deverão ser substituídos e outros serão criados. A demanda por habilidades tecnológicas aumentará em 55% até 2030. A automação pode substituir diversas tarefas, porém existem aquelas que ainda são insubstituíveis. Vamos lista-las aqui, junto com outros fatores fundamentais para o sucesso da gestão na era digital.
Habilidades Interpessoais
Uma boa área para se desenvolver atualmente é de habilidades interpessoais, que não podem ser substituídas pela máquina, incluindo liderança, gerenciamento, tomada de decisões focada em solução de problemas.
Polivalência das Equipes
Outro fator importante é a polivalência das equipes. Ter profissionais com diferentes conhecimentos e experiências ajuda a dar mais versatilidade e agilidade ao trabalho da organização.
Diversidade
A diversidade também é fundamental para uma gestão de talentos eficiente na era digital porque contribui para que a inovação se desenvolva de forma mais natural. A diversidade de profissionais é uma das principais tendências na área de gestão de pessoas na atualidade.
Metas e Recompensas
Na era digital a força de trabalho funciona naturalmente de forma colaborativa. Sendo assim, é interessante pensar em metas e recompensas de acordo com a atuação no coletivo e por suas contribuições para os resultados equipe e da empresa como um todo.