Em um mercado tão competitivo, estar alinhado com as novas tendências deixou de ser um diferencial e passou a ser questão de sobrevivência. O diferencial agora fica por conta da inovação.
Novas tecnologias, sistemas integrados e ferramentas de gestão tem sido algumas das formas de investimento para aumentar a performance e a rentabilidade dos negócios em comércio exterior.
Basicamente, podemos dividir em dois grandes fatores fundamentais: tempo e custos. Para diminuir os problemas com esses fatores, inovações estão gerando soluções cada vez mais personalizadas para cada tipo de negócio.
Um exemplo é o chamado “despacho sobre as águas”, uma das modalidades do Programa Operador Econômico Autorizado (OEA) que consiste em um plano para conceder a importadores, exportadores e demais players do universo de comércio, a condição de empresa segura e confiável. Basicamente, autoridades ficais realizam a inspeção da carga ainda com o navio em alto mar, o que reduz significativamente o tempo de negociação.
Outra inovação que está em alta nesse mercado, é a utilização da Internet das Coisas (IoT – Internet of Things, em inglês), que está transformando a maneira de identificação e rastreamento das cargas. Na prática, funciona uma conexão entre os dispositivos instalados nas cargas e a rede Big Data, que é outra tendência desse setor, onde há um grande volume de dados que influencia na análise de informações e na tomada de decisões e ações estratégicas de negócios.
Alguns especialistas afirmam que a mais revolucionária das inovações para o mercado do comércio será o Blockchain, que é uma cadeia de armazenamento seguro para transações entre duas ou mais partes. Essa tecnologia nos mostra como as operações de comércio internacional podem ser otimizadas. Existem empresas que já começaram a implantar essa tecnologia em seus embarques e também pode ser utilizada nas operações de transações, pois minimiza o tempo de processamento de pagamentos de forma significativa.
Agora que você já sabe quais são as tendências e inovações para este mercado, é importantíssimo capacitar-se para implanta-las em seu negócio.