O conceito de logística 4.0 surgiu a partir da Indústria 4.0 e é considerado a evolução dos processos de gestão de estoques e suprimentos da logística tradicional.
Ele tem guiado práticas de empresas que almejam se tornar mais competitivas a partir da inovação, seja no mercado nacional ou internacional. É o caso da sua empresa? Então, é hora de saber melhor sobre o que se trata essa tendência, quais são os desafios que ela traz e como ela contribui para transformar e otimizar a gestão de logística da sua empresa.
Confira!
O que é logística 4.0?
O avanço de tecnologias deu mais celeridade aos processos que ajudaram a estabelecer a indústria 4.0. Isso levou empresas de todos os setores a abrirem os olhos para a melhoria de suas operações.
Levou também as empresas a repensarem suas estratégias de logística. A produção em grande volume foi substituída pelo foco nas exigências do cliente e na produção sob demanda.
Tudo isso presumido pelo uso inteligente de tecnologias que ajudam a conhecer melhor esse cliente e a tornar o processo e a distribuição mais dinâmicos e eficientes.
Pode-se dizer que isso é a logística 4.0. Uma logística voltada para o uso de tecnologias que otimizam processos de produção e distribuição e contribuem para o crescimento sustentável dos negócios.
7 benefícios da nova logística
A logística 4.0 vem se consolidando nas grandes indústrias e apresenta diversos benefícios para quem decide aumentar a performance da gestão de logística. Conheça alguns!
1 – Redução de Custos
Esta é uma das principais vantagens da logística 4.0. A tecnologia permite conectar diferentes áreas e etapas de fornecimento e logística para tornar a cadeia mais colaborativa.
As informações compartilhadas evitam a produção sem demanda, mitigam constantes interrupções de pedidos e ajudam a reduzir o desperdício de produtos.
2 – Redução de perdas
Entre os riscos da produção em larga escala está a perda do produto que pode ocorrer por motivos de avaria, estagnação no estoque ou ainda retrabalho – quando não é bem aceito no mercado.
Com uma produção orientada, se houver necessidade de adequar o produto, a quantidade finalizada não representará um custo tão alto.
3 – Aumento da produtividade
Esqueça os processos manuais que, além de gerarem erros, consomem mais tempo do que é necessário da sua equipe. A premissa da logística 4.0 é exatamente a digitalização de processos comuns, a otimização de tarefas burocráticas e a redução do lead time.
Assim, aquilo que é feito em muito tempo, porque é feito de forma manual, passa a ser realizado em menos tempo aumentando a eficiência da sua operação logística.
4 – Maior satisfação do cliente
Não é só a logística que está avançando. O consumidor e seus mercados estão mais exigentes. Por isso, experiência tem sido lei na relação empresas e clientes.
A logística 4.0 chega para tornar isso possível graças ao aumento da sua eficiência operacional, que agora permite às empresas uma visão 360º de toda a sua cadeia, como otimização de frota e melhor roteirização de entrega.
5 – Aumento do Market Share
A satisfação do cliente resulta no market share, a lembrança que o cliente terá pela boa experiência de compra e que, possivelmente, vai fazê-lo voltar a consumir com a empresa.
Assim, a logística 4.0 também contribui para o aumento da boa reputação da empresa, aumentando o tempo de vida da sua presença no mercado.
6 – Maior foco na gestão e crescimento organizacional
Com a redução de tempo, de custo e a maioria dos processos sendo realizados por ferramentas de automação, o gestor de logística pode se dedicar melhor às estratégias, destinando seu tempo a atividades analíticas e de melhorias contínuas para a organização.
7 – Melhoria na análise de dados
Não podemos falar de logística 4.0 sem mencionar o aumento da capacidade analítica. Todos os processos são integrados e monitorados para gerar dados que tornam a cadeia mais transparente e inteligente para os seus gestores e operadores logísticos.
Tecnologias que acompanham a logística 4.0
Como mencionado, o principal diferencial da logística 4.0 em relação à logística tradicional é o uso de tecnologias que se tornam verdadeiras aliadas na otimização dos processos de produção e distribuição.
Elas contribuem significativamente para a produtividade e aumento de market share, por meio de um caráter inovador. A seguir citamos as tecnologias que são mais utilizadas na logística 4.0. Veja!
Big Data
Pense em uma grande massa de dados. Esse é o Big Data! Ele reúne dados sobre o setor, dados internos e dados de mercado, passando pelos importantíssimos dados sobre os clientes e suas predileções.
O Big Data possibilita uma visão geral e detalhada de todos os elementos que importam e contribuem na tomada de decisões da gestão da cadeia produtiva.
Cloud Computing
A nuvem chegou na logística. Além da digitalização dos processos, essa tecnologia oferece um acesso mais rápido aos dados, de forma flexível e de qualquer lugar, o que permite que os gestores da logística acessem as informações de lugares distintos.
Outro ponto positivo da nuvem é a segurança garantida no armazenamento e processamento de dados. Ou seja, cloud computing torna a gestão logística móvel, escalável e segura.
Digital Twin
Esta tecnologia duplica digitalmente o produto da empresa, criando versão de protótipo para testes, antes de lançar o produto final.
Com Digital Twin, a logística pode mensurar melhor seu planejamento sem muito custo, validando mudanças e decidindo sobre as melhores alternativas para o espaço disponível.
Inteligência Artificial
Na logística, a IA auxilia nos processos que podem ser automatizados, tornando-os mais ágeis e liberando a equipe humana para centrar nas atividades mais complexas e analíticas.
Também é um bom recurso para processar dados e ajudar na análise preditiva do setor, por meio da identificação de padrões de comportamento. Isto permite que a gestão de logística adapte a cadeia produtiva de acordo com o cenário desenhado para o futuro.
A IA ainda contribui no atendimento do cliente, sendo um recurso que torna o atendimento totalmente disponível em qualquer horário e dia, além de dar mais autonomia ao cliente na resolução de suas demandas.
Internet das Coisas
Já a Internet das Coisas (IoT) é uma tecnologia que permite a conexão à internet de diversos equipamentos utilizados nas operações de logística. Assim, tais equipamentos podem funcionar de forma automatizada e gerando dados sobre os níveis de produção da cadeia produtiva.
Uma máquina automatizada, além de representar celeridade e eficiência nos processos, também reduz custos, aumenta produtividade e evita riscos com profissionais, em determinados tipos de operações.
Machine learning
Machine Learning é uma das soluções que a IA oferece. Ela define a capacidade da máquina aprender com os dados coletados e adaptar sua orientação.
Em linhas gerais, a máquina pode aprender de forma automática e gerar modelos analíticos, atuando de forma autônoma.
Para a logística, esse recurso auxilia no aumento da precisão do serviço ofertado, bem como amplia a conexão entre as atividades desenvolvidas, tornando a logística mais agilidade e inteligência nas operações.
2 desafios importantes da transformação digital da logística
O desafio mais comum da empresa que deseja ter uma logística 4.0 está em sua cultura organizacional.
Ao falarmos sobre a entrada de tecnologias de ponta na rotina da logística, falamos em digitalização dos processos, na transformação digital. Isso pode encontrar resistência pela dificuldade aparente que a tecnologia apresenta.
Mesmo times habituados a processos morosos e manuais tendem a encontrar dificuldades para se adaptar ao uso de tecnologias modernas. É preciso, portanto, preparar a equipe para essa mudança, bem como treiná-las para operar e monitorar os processos.
Outro desafio é o uso de dados para orientar decisões. E aqui vale lembrar que a tecnologia não oferece apenas a automatização de processos, como torna a logística mais inteligente. Mas isso só acontece se o seu time sabe utilizar a conectividade e os dados a favor das operações. Logo, é preciso focar também em potencializar a capacidade analítica do seu time.
Esperamos que este artigo tenha sido útil para transformar a logística da sua empresa. Em breve, traremos mais conteúdos sobre o uso de tecnologias e soluções inovadoras que tornam os processos de comércio exterior mais ágeis.
Para dar os próximos passos e continuar inovando, confira o conteúdo: Comex 4.0: como o digital está salvando o presente do comércio exterior.