Para entender essa afirmação, precisamos, primeiro, entender o conceito de BI.
Business Intelligence (BI)
Conceito criado na década de 1990 pela Gartner Group, empresa de consultoria tecnológica americana, o Business Intelligence é uma solução estratégica que auxilia na gestão e na rápida tomada de decisões dentro das empresas.
Basicamente, é uma tecnologia em que os dados passam por fases distintas, como coleta, análise e organização, até que possam, finalmente, ser compartilhados, monitorados e ficar disponíveis em informações relevantes que possibilitam um maior conhecimento sobre o mercado e sobre seu negócio, tornando-se, assim, uma importante ferramenta de vantagem competitiva e uma base fundamental para auxiliar a tomada de decisões estratégicas.
B.I. no Marketing Digital
A maior vantagem do meio digital é justamente a possibilidade de mensurar quase todos os resultados e processos. Neste cenário, o BI surge como a solução para facilitar esse processo e permitir um novo olhar sobre os dados de desempenho do seu negócio. Você pode acompanhar em tempo real os seus clientes, campanhas e ações de marketing, trazendo a inteligência de negócio necessária para aprimorar sua abordagem, reduzir custos e otimizar resultados.
Entender o comportamento do consumidor contribui com o desenvolvimento de uma estratégia eficiente de Marketing Digital, pois você sabe o que ele busca e quais são suas dores.
Com os dados em mãos, é possível pensar em dois tipos de análises: uma delas aponta situações que podem ser corrigidas e/ou melhoradas, enquanto a outra aponta tendências que podem fazer sua empresa deixar de ser reativa e tornar-se proativa.
Em resumo, o Business Intelligence é a solução que confere todo o embasamento para as ações de Marketing. Ou seja, a empresa passa a tomar, como alicerce, as sólidas informações provindas do BI.
Sim, o feeling também é importante, mas não dá mais para contar só com ele.