Embora estejamos inseridos em um processo de mudanças e inovações tecnológicas, a adaptação e transformação sempre terão início e serão postas em prática por pessoas.

Os profissionais com talento são uma vantagem competitiva, acrescentam valor ao negócio produzindo ativos intangíveis. Além disso, via de regra, apresentam melhores níveis de desempenho, são focados no crescimento pessoal e sabem gerir as mudanças com consistência, ajudando o desenvolvimento da organização como um todo.

Gestão de Talentos é uma estratégia integrada e holística de contratar, treinar e reter os colaboradores com melhor desempenho.

Antigamente a área de recursos humanos (RH) era mais focada nos processos burocráticos como contratação e demissão de colaboradores, adequando os melhores profissionais para os cargos certos. Hoje, porém, essa realidade já mudou.

Os profissionais de RH atualmente enxergam sua importância para a construção de um ambiente organizacional agradável e motivador, mas também para a seleção, desenvolvimento e retenção dos talentos que fazem parte da empresa. Isso porque, comprovadamente, há uma relação entre ter melhores talentos e obter melhores resultados nos negócios.

Um estudo do Hackett Group descobriu que empresas que se destacam em gerenciar talentos faturam cerca de 15% mais que seus concorrentes. São números que brilham os olhos de qualquer gestor que entenda o cenário atual de tamanha competitividade.

Mas por onde começar a desenhar uma estratégia de gestão de talentos?

De início, é necessário mapear as competências e o perfil comportamental de seus colaboradores, comparando-os com as competências requeridas e com os perfis de liderança desejados em uma organização.

Todo talento deve ser estimulado ao desenvolvimento profissional e pessoal. Mas não estamos falando apenas da formação adequada ou cursos de especialização. Significa promover planos de ação que visem um desenvolvimento permanente e altamente personalizado. E ter um olhar completo para o colaborador e alguém disponível para ajudá-lo em todas as etapas de seu desenvolvimento, exatamente como um mentor.

Para isso, os líderes e gestores devem estar aptos, familiarizados e devidamente capacitados para implementar a estratégia correta de Gestão de Talentos na organização.

É uma estratégia que inclui um ciclo quase que autossustentável, pois quando a empresa se preocupa com seus talentos e possui um plano concreto de gestão e desenvolvimento profissional personalizado, ela obtém não apenas o reconhecimento dos colaboradores, mas também o de profissionais de fora da organização, passando a atrair os melhores talentos.

Aumentam também as chances de sucesso para o match entre empresa e funcionário, termo que está em alta e remete ao encaixe perfeito entre as expectativas, competências e cultura de ambas as partes.

Para concluir, vale mencionar que a gestão de talentos é carregada de alguns dos aspectos mais marcantes do ambiente corporativo atual. As pessoas procuram e confiam mais em empresas autênticas, conscientes de seus papéis sociais e da importância dos seus colaboradores nesse contexto.

Published On: outubro 8th, 2019 / Categories: Sem categoria /

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Add notice about your Privacy Policy here.