Para um bom funcionamento de uma empresa, tanto em termos operacionais quanto na parte humana, a comunicação é fundamental. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa e fazer com que ‘vistam a camisa’, ou seja, tenham orgulho e defendam seu local de trabalho. Isso certamente implica em aumento de desempenho, mais produtividade, maiores chances de inovação e, consequentemente, melhores resultados.

Comunicação empresarial é todo o processo de diálogo da empresa, seja com o público externo ou interno.

Para o público externo, ao se comunicar corretamente, a empresa tem uma série de benefícios, como a atração e fidelização de clientes, construção de uma marca atraente e diferenciação da concorrência.

Já na comunicação interna, os benefícios são o melhor direcionamento de todos que fazem parte do negócio, a redução de erros operacionais, a criação de um clima de transparência, o melhor relacionamento entre funcionários e o aumento da produtividade no trabalho.

No entanto, a parte mais séria é a ausência de comunicação empresarial, que pode colocar o negócio em uma queda sem volta.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte mostrou que os funcionários entre 78% e 80% das empresas brasileiras dizem ser mal informadas sobre as ações da empresa, enquanto a média de insatisfação com a remuneração é de 60%. Ou seja, estão mais insatisfeitos com a comunicação interna da companhia do que com o próprio salário.

Com funcionários insatisfeitos e que não sabem exatamente para onde estão remando, as chances de o barco afundar são enormes.

O público interno é o mais importante, uma vez que toda a empresa depende do bom trabalho dele para sobreviver. Afinal, não adianta nada se posicionar de forma maravilhosa para as pessoas lá fora se os próprios funcionários não vestirem a camisa da empresa e trabalharem em prol dela.

Portanto, investir na comunicação empresarial interna, apresentando resultados, pedindo sugestões, sendo transparente e prezando pelo trabalho em conjunto, é uma das melhores formas de fazer sua empresa crescer e prosperar.

Para melhorar essa comunicação, deve haver um grande movimento de transparência e fácil acesso à informação dentro da empresa. Colocar as informações em locais acessíveis por todos os funcionários é a melhor forma de deixá-los a par dos planos.

Além disso, é preciso investir no ambiente de trabalho, valorizar cada funcionário, seu trabalho, suas ideias e contribuições, mostrando que cada um é importante para o bom funcionamento do negócio e que todas as ideias e sugestões são valorizadas.

Published On: julho 31st, 2019 / Categories: Sem categoria /

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Add notice about your Privacy Policy here.