Com a globalização, as empresas passaram a oferecer seus produtos e serviços em vários mercados do mundo, o que fez os consumidores ficarem mais exigentes e deixarem claro seu desejo por um maior valor agregado, personalização e uma melhor experiência pós-venda. Além disso, eles têm total informação sobre as empresas e buscam aquelas com as quais se identificam mais, por exemplo em valores de sustentabilidade ambiental, transparência e políticas.
A adoção de novas tecnologias já é realidade no segmento de Comércio Exterior. As empresas passaram por transformações a fim de aumentar a produtividade e reduzir custos. Mesmo assim, ainda há muitos processos manuais que dependem de planilhas, e-mails, telefonemas e informações que ficam soltas, espalhadas em diversos lugares, o que prejudica os resultados.
Hoje, com a Indústria 4.0, também chamada de Transformação Digital, estamos atravessando um período onde as mudanças são mais dinâmicas e aceleradas e o impacto dessa revolução será em toda cadeia de produção e demais processos envolvidos na empresa.
Para o mercado de Comércio Exterior, por exemplo, há uma maior necessidade de controle nos processos, pois envolvem leis e outras exigências que tornam a operação mais transparente aos olhos do governo.
O esforço é imenso para acompanhar e entender todas as exigências e mudanças nas leis aplicadas ao comércio internacional, considerando que temos em média 33 alterações por mês. Acompanhar essas mudanças e adaptar os processos se torna uma missão quase impossível. Quase, pois e aí que a tecnologia entra como solução.
Ela permite a sinergia entre todas as partes dos processos, integração entre diferentes sistemas, garantindo redução de papel, planilhas, troca excessiva de e-mails e coleta de dados por telefone, além de manter as atualizações legais e evitar riscos de descumprimento de alguma lei ou política.
Outro importante benefício dessa evolução é que os profissionais de comércio exterior que antes eram subutilizados com tarefas repetitivas, poderão ser mais analíticos e ter um papel ainda mais decisivo nas tomadas de decisões. Assim, esses profissionais estão buscando capacitação em novas tecnologias para se manterem atualizados no mercado, o que pode trazer grandes benefícios intelectuais e estratégicos para a empresa.
Diante dessas transformações que a Indústria 4.0 está trazendo para o mercado, este é o momento das empresas reverem os processos e se adequarem a essa nova realidade, a fim de identificar pontos que precisam ser ajustados, automatizados e buscar soluções, que garantam eficiência, compliance e principalmente ajudam a manter a competitividade em um mercado tão dinâmico, pois outras empresas já estão à frente dessas mudanças e em um curto espaço de tempo as empresas que não se adequarem poderão perder espaço no mercado e as novas oportunidades que estão por vir.