O investimento em novas tecnologias já é realidade no segmento de Comércio Exterior em todo o mundo, seja com objetivo de automatizar processos, reduzir custos ou garantir maior conformidade legal em todo o processo. Entre as inovações disponíveis, Inteligência Artificial e Machine Learning se destacam como as mais promissoras. Quando unidas a IoT (internet das coisas) e BI (business intelligence), reúnem quase tudo que é necessário para uma ampla melhoria e aumento de eficiência: segurança nas transações, conectividade, análise de dados em tempo real e automação de processos. Dessa forma, é possível reduzir custos, minimizar riscos e investir mais tempo em atividades estratégicas, gerando maior inteligência de negócio.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Thomson Reuters em parceria com a Live University, a grande maioria (95%) dos especialistas e profissionais líderes de Comex acreditam que a adoção de novas tecnologias é positiva, traz benefícios e oportunidades de melhorias.
Esse dado é endossado pelo fato de que 85% das organizações já fazem uso ou pretendem implementar nos próximos anos mudanças relacionadas à inovação e 82% delas pretendem manter ou ampliar os investimentos nessa área.
Utilizar tecnologia de ponta está se tornando uma necessidade básica para quem importa e exporta. O próprio mercado identifica isso, visto que 77% dos entrevistados acreditam ser impossível se manter competitivo sem acompanhar as inovações tecnológicas.
As novas tendências para o mercado internacional e as tecnologias estão providenciando soluções cada vez mais personalizadas para cada tipo de negócio.
Algumas empresas que buscam inovação contratam profissionais experientes e mesmo assim não atingem os resultados esperados porque não utilizam as tecnologias e metodologias corretas e se deparam com os paradigmas e mindset dos seus executivos.
A parte boa é que o mercado está atento, pois 86% afirmam que suas organizações estão investindo na capacitação dos colaboradores para encarar as mudanças necessárias.
Com grande parte dos decisores otimistas em relação ao cenário brasileiro e mundial, temos um solo fértil para a implementação de novas tecnologias e inovações.
Quanto antes essas sementes forem plantadas, mais cedo serão colhidos os frutos, o que pode ser decisivo em um mercado tão competitivo.