Muito falamos sobre o papel fundamental da inovação para uma empresa sobreviver no mercado atual, se desenvolver e conseguir estabilidade de forma sólida. Mas você sabia que essa inovação começa com os colaboradores?

Ambientes formados por profissionais de diferentes origens culturais exigem maturidade e atenção por parte dos gestores, mas a multiplicidade de pontos de vista pode ajudar a gerar inovação. De fato, a diversidade no ambiente corporativo já é uma realidade, afinal, dentro das empresas existem colaboradores de diferentes idades, classes sociais, etnias, religiões, culturas, entre outras realidades. Apesar disso, grande parte das organizações ainda não sabe como lidar com ambientes de trabalho multiculturais e nem como aproveitar as diferenças para benefício do próprio negócio.

A presença de diversas culturas em um escritório de trabalho oferece várias vantagens, entre as quais estão o aumento da criatividade, produtividade, assim como capacidade para aumentar o recrutamento corporativo, o que estaria ligado ao aumento da reputação.

De acordo com informações divulgadas pela Entrepreneur, locais de trabalho que abraçam a diversidade geram 19% mais receita do que ambientes menos diversos. Além disso, as equipes multiculturais são capazes de superar os concorrentes em 35%.

Uma característica das empresas que atuam com a diversidade é não fazer disso uma publicidade. As diferenças devem ser acolhidas e encaradas como algo natural.

Já para os líderes, é fundamental que tenham inteligência cultural. Saber lidar com as diferenças e ter flexibilidade para mudar o estilo de liderança de acordo com os colaboradores de diferentes culturas são pontos essenciais para construir um ambiente de trabalho saudável para todos.

Observar os membros da equipe e conhecer suas personalidades podem fazer grande diferença na hora de construir um time multicultural. Entendendo as individualidades, é possível compreender a melhor forma de abordar, comunicar ou até motivar cada um.

Para que isso possa ser uma experiência positiva, é preciso criar um ambiente de respeito, aberto e inclusivo, onde colaboradores diferentes possam compartilhar quem eles são sem medo de serem julgados.

Os líderes que conseguirem assumir tais posturas terão uma grande vantagem competitiva, refletida em termos de multiculturalismo. Essa é a razão pela qual o líder deve ser desenvolvido para explorar os benefícios de um ambiente de aprendizagem, que inclua todos os colaboradores.

Published On: junho 18th, 2019 / Categories: Sem categoria /

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Add notice about your Privacy Policy here.