É fácil notar que as constantes evoluções tecnológicas, organizacionais e de mercado têm provocado mudanças rápidas e profundas no mercado de trabalho. Isso está acontecendo em todo lugar no mundo e não apenas no mercado de trabalho brasileiro. E um dos principais agentes transformadores é a tecnologia.
A fase de medo de que os robôs viriam para substituir vários empregos ficou para trás. Primeiro porque já está mais do que claro que eles podem ser bons aliados da produtividade e eficiência e, segundo, porque a inteligência artificial não é mais algo do futuro, mas, sim, do presente. A inteligência artificial, inclusive, já é utilizada por empresas para encontrar os melhores candidatos para suas vagas.
Ela finalmente chegou ao local de trabalho. É possível usar inteligência artificial para tarefas de gestão diária, como dar feedback em tempo real aos funcionários, monitorar o desempenho da equipe e automatizar tarefas rotineiras. Dessa forma, quem está em cargos de gestão ganha eficiência e pode concentrar sua energia na estratégia, criatividade e mentoria. Isso é uma poderosa vantagem competitiva para empresas capazes de aproveitar essa tendência.
Outra grande tendência para o mercado de trabalho em 2020 é um movimento que começou com as startups: a crescente importância da chamada cultura da empresa.
A cultura tem um impacto significativo na capacidade da empresa de recrutar e reter os melhores talentos. Uma pesquisa recente da Glassdoor mostra que os profissionais têm valorizado mais a cultura de uma empresa do que o próprio salário.
Hoje, as empresas já começam a ver isso como uma estratégia de negócio.
Em relação as competências exigidas pelo mercado de trabalho, um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial alerta que 35% das competências mais demandadas hoje pelo mercado de trabalho devem mudar até 2020, muito por conta das mudanças tecnológicas e o que chamamos hoje de Indústria 4.0.
Nesse sentido, além de conhecimentos específicos de cada área de atuação, o mercado de trabalho vai exigir algumas competências em comum que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais, como, por exemplo, facilidade de adaptação às mudanças tecnológicas, pensamento crítico e inteligência emocional.
Flexibilidade, criatividade e capacidade de adaptação são habilidades que nunca saíram de moda. Nos próximos anos, porém, podemos dizer que se tornarão cada vez mais indispensáveis para um profissional se manter no mercado de trabalho.