Entenda o papel do Marketing como aliado da Transformação Digital

No ambiente corporativo, transformação digital é uma das expressões mais utilizadas nos últimos anos, juntamente com termos como ágil e inovação. Essas palavras representam desafios que as empresas enfrentam. Quando a necessidade é transformar-se digitalmente, todas as áreas devem estar envolvidas e o marketing passa a ter um papel fundamental, ajudando a incorporar novas tecnologias, técnicas e ferramentas à rotina da empresa como um todo.

A essência do marketing é atender as necessidades do consumidor. Hoje, a tecnologia nos dá ferramentas para entender muito mais profundamente quem é esse consumidor, como se comporta, o que ele deseja, quais suas necessidades.

A área de transformação digital carrega o papel de imprimir velocidade e possibilitar o foco dos profissionais em incomodar positivamente a organização para que a empresa possa mergulhar nessa perspectiva do consumidor. Em razão disso, o marketing assume um papel especial por sua influência na jornada de compra do cliente e na definição da proposta de valor.

Internamente, as empresas precisam superar o desafio de desenvolver uma cultura e um modelo estratégico com centralidade no cliente. Esse processo é baseado em um forte trabalho de liderança, que inspire as equipes e promova a cultura da transformação. O departamento de marketing deve fornecer suporte para que essas equipes possam operar com agilidade e flexibilidade em todas as suas funções, além de fomentar o desenvolvimento criativo que envolve todo o time a descobrir novas oportunidades.

Historicamente, o marketing, por natureza, esteve sempre conectado ao mercado, conseguindo, assim, identificar seus movimentos e possíveis tendências. Hoje, munido de alta tecnologia para tratar dados, ele passou a ter o papel de liderar grandes iniciativas de transformações, utilizando canais de comunicação digital, sites, redes sociais, e-mail e ferramentas de automação de marketing para impulsionar e destacar o marketing digital.

Isso se traduz em novos meios de atingir o consumidor, revolucionar a experiência do cliente, otimizar recursos e esforços da empresa, acelerar processos, transformar a forma como a empresa se comunica, aumentar o retorno dos investimentos e garantir crescimento.

Published On: março 17th, 2019 / Categories: Transformação Digital / Tags: /

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