Fale Conosco

Como integrar o setor de comércio exterior na empresa com estratégia

Como integrar o setor de comércio exterior na empresa com estratégia

Atuar no mercado internacional pode representar um aumento significativo de lucratividade para a empresa e vantagem competitiva, uma vez que permite expandir sua carteira de produtos e, por consequência, de clientes. Porém, para alcançar esse resultado é preciso estruturar bem o setor de comércio exterior para que o negócio não tenha problemas legais com a fiscalização aduaneira.

As corporações que atuam ou pretendem atuar no mercado internacional precisam estar atentas às especificidades do setor para, assim, melhorar continuamente sua performance na área.

Em função disso, trataremos neste artigo sobre como otimizar a atuação do setor de comércio exterior na empresa, obtendo resultados exitosos nas transações e processos realizados no comex.

Para isso, conheceremos os desafios do setor e as boas práticas que devem ser adotadas, indicando a importância de usar uma tecnologia de gestão e automatização, como o ONESOURCE Global Trade , capaz de simplificar bastante os processos extremamente burocráticos e dispendiosos da atuação com comércio exterior.

as, indicando a importância de usar uma tecnologia de gestão e automatização, como o ONESOURCE Global Trade , capaz de simplificar bastante os processos extremamente burocráticos e dispendiosos da atuação com comércio exterior.

Vamos nessa?

Desafios na gestão do setor de comércio exterior

Trabalhar com importação ou exportação ou mesmo ambas as áreas pode ser uma alternativa para que empresas obtenham uma melhor performance econômica com a real possibilidade de expandir seu negócio para o mercado internacional. Porém, as especificidades e o processo rigoroso e, por vezes, burocrático, do comércio exterior mostram-se como desafios para muitas empresas vingarem no segmento.

Burocracia

Um dos primeiros entraves é a questão burocrática do setor, que pela transação entre países diferentes, pede que os empresários lidem tanto com as regulamentações brasileiras quanto com as normas de outros países.

São muitos documentos sobre o produto que devem ser providenciados e encaminhados para análise e posterior liberação pelos órgãos responsáveis por essa fiscalização. Qualquer documento fora do padrão exigido, pode gerar conflito com a alfândega e prejuízo à empresa.

calculadora de produtividade

Alto volume de taxas e tributos

Atuar com o comércio exterior também incide sobre a gestão financeira da empresa, uma vez que agora ela deve incluir as taxas e tributos locais e internacionais no orçamento quando for importar ou exportar alguma mercadoria.

O pagamento de tais tributos deve ser cumprido à risca, pois a ausência pode incorrer em multas com juros e ainda retenção da mercadoria em território aduaneiro, caso seja verificado alguma incompatibilidade entre as normas e os tributos pagos.

Equipe qualificada

Outro problema que leva ao insucesso de empresas que tentam atuar no comércio exterior é a falta de uma equipe qualificada no setor para lidar com as demandas específicas, como tratar com clientes e fornecedores em outros idiomas, dominar ou saber interpretar bem a legislação de outros países, entre outras dificuldades.

Além disso, falta expertise para melhorar a logística e a gestão do setor de comércio exterior, bem como o desconhecimento do mercado internacional, como a credibilidade dos fornecedores contratados que também podem levar a problemas na entrada da mercadoria no Brasil.

As particularidades do setor de importação e exportação

Os principais desafios de quem atua com comércio exterior, vistos anteriormente, determinam as necessidades específicas que o setor tem na empresa e que precisam ser atendidas para que a empresa tenha sucesso nessa investida.

Assim, ele tem demandas próprias que o diferenciam de outros setores como o de logística, suprimentos, por exemplo. Por mais próximos que pareçam, é preciso destinar esforços e equipe para tratar das particularidades do setor de comércio exterior.

Como vimos, não basta apenas iniciar as negociações e estruturar os processos operacionais, é preciso antes reunir conhecimento aprofundado sobre a dinâmica e o funcionamento do comércio exterior, sua legislação. 

O setor requer ainda domínio das práticas e dos procedimentos do comércio exterior, bem como estratégias específicas para estruturar o funcionamento da atividade de importação ou exportação.

Como integrar o setor de comércio exterior aos demais

Mesmo enfatizando o rigor e complexidade que tem o setor de comércio exterior na empresa, saiba que é plenamente possível obter êxito nessa área, seguindo as boas práticas já mencionadas para evitar problemas que podem dar muita dor de cabeça.

Além da equipe qualificada que possa fazer análises jurídicas, de logística e negociação nos processos de importação ou exportação, respeitando a legislação da área, pode-se ainda adotar uma ferramenta de automação que simplifique o setor e otimize o trabalho da equipe.

Por outro lado, é importante que o setor atue em consonância com os demais. Apesar de possuir peculiaridades, ele deve caminhar em harmonia com o setor financeiro, fiscal e de logística, por exemplo, uma vez que estão relacionados no resultado de suas atividades e atendem aos objetivos gerais da empresa. Assim, a integração do setor comex à outros torna-se essencial para uma performance significativa.

Tecnologias de automação

A implementação de uma tecnologia de gestão é hoje, fundamental para o progresso de empresas que trabalham com mercado internacional. Além de padronizar processos, centralizar as informações, tais recursos mostram-se eficientes na gestão da rotina, na resolução das demandas e atuação junto às instituições governamentais de fiscalização. 

Assim, elas encurtam processos no desembaraço aduaneiro, garantem segurança e conformidade nos procedimentos, bem como auxiliam na redução de falhas que podem comprometer o operacional, ao passo que podem ser previstas.

Dica: ONESOURCE Global Trade

Quando falamos em adotar uma tecnologia para ajudar na gestão do setor de comércio exterior, precisamos considerar também a funcionalidade da ferramenta e da empresa que o fornece. A Average Tecnologia, por exemplo, atua há mais de 35 anos no mercado e já atendeu mais de 700 clientes do comércio exterior.


Com expertise no fornecimento de ferramentas que auxiliem os processos diários, a Average Tecnologia comercializa e implementa a solução de gestão das operações de Comex, chamada ONESOURCE Global Trade, da Thomson Reuters.

Ela permite que a empresa se torne mais competitiva à medida que integra todos os processos envolvidos na importação e exportação.

O ONESOURCE Global Trade possui diversos módulos, o que permite uma adoção customizável para a necessidade de controle e gerenciamento da empresa. A propósito, isso acaba transformando-o no software de comércio exterior mais completo.

Esse conteúdo ajudou o setor de comércio exterior da sua empresa? Para saber mais sobre o ONESOURCE Global Trade e outras soluções de gestão, não deixe de assinar a nossa newsletter.


Published On: abril 24th, 2021 / Categories: Comércio Exterior /

Inscreva-se para receber nossa newsletter.

Add notice about your Privacy Policy here.