O cliente tem sempre razão. Certamente, você já ouviu essa frase antes. Mas o que isso significa? O foco no cliente é uma estratégia de negócio baseada em posicionar o consumidor sempre em primeiro lugar. A técnica tem a premissa de atender às necessidades do consumidor e, então, colocá-lo no núcleo do negócio.
Em tempos turbulentos como o que estamos vivendo, o assunto é ainda mais importante, pois essa estratégia pode fidelizar seu cliente, uma vez que garantir a satisfação dele é fundamental para ter sucesso em um mercado tão competitivo.
Mas como posso colocar tudo isso em prática?
Desde o primeiro contato com o usuário, um potencial consumidor, passando pelas diferentes etapas da jornada de compra, até o pós-venda. Todas as estratégias de conversão são pensadas de uma maneira que o cliente se sinta à vontade com a sua marca do primeiro ao último momento.
Além disso, é preciso realizar um estudo detalhado sobre o comportamento do seu cliente, decifrar quais são as preferências, desejos, objetivos e dificuldades. Assim, é possível aplicar essas mudanças na prática e, assim, garantir que o impacto seja positivo. Seja para melhorar um serviço ou lançar um novo produto, o foco é o cliente.
É importante ressaltar que o foco no consumidor deve ser levado em consideração em todas as etapas. Basta uma experiência negativa para que o cliente repense a decisão de comprar com a sua marca no futuro.
Também é fundamental que a empresa adote essa estratégia como um todo, em todas as áreas, como comercial, atendimento, até a Diretoria e RH.
Por exemplo, é importante munir sua área de vendas de informação e obter informação dela também, usando um software de gestão como o CRM, fica mais fácil extrair feedbacks e trocas, pois este canal sempre terá o que contribuir.
Quanto maior a quantidade de informação e dados sobre o consumidor, o processo de venda e pós venda, mais chance de sucesso a empresa terá.