Incentivar a influência dos colaboradores na propagação da marca de uma empresa vem se mostrando uma estratégia efetiva para atingir novos clientes de maneira orgânica. Além disso, é de grande valia na atração de novos talentos.
Quando nos referimos à marca de uma empresa, estamos falando de branding, termo cuja importância é percebida pela forma com a qual o consumidor se relaciona com as marcas. Entretanto, dentro de uma cultura organizacional, esse conceito pode ganhar também uma aplicação interna, engajando as equipes e agregando ainda mais valor à percepção de marca da empresa.
O employer branding pega emprestada a ideia de construção e manutenção de uma marca em torno da empresa e aplica-a internamente. Com isso, o engajamento dos colaboradores é maior e a percepção de marca também é potencializada, agregando mais valor a ela.
Em uma tradução livre, podemos dizer que se trata da sua reputação como empregador.
Para ter consumidores engajados em torno das nossas marcas precisamos, em primeiro lugar, garantir o envolvimento dos colaboradores com as propostas de valor da empresa. Afinal, eles são a linha de frente e a voz da empresa no contato com o cliente.
Para saber se estão satisfeitos e motivados, é preciso realizar constantes pesquisas sobre engajamento e satisfação. A partir das respostas obtidas, traçar estratégias para saber o que pode ser aprimorado para alinhar, cada vez mais, a função daqueles profissionais com o ideal, missão, cultura e valores da empresa.
O colaborador que “veste a camisa” da empresa é aquele que se doa de coração, sente-se pertencente àquele lugar e age como dono da empresa, buscando sempre seu melhor desempenho e um tratamento diferenciado com o consumidor.
Esses colaboradores tem o potencial de serem embaixadores da marca, por isso é importante deixá-los serem protagonistas na estratégia de employer branding.
Um colaborador pode influenciar sua rede de contatos falando bem da sua empresa. Pouco a pouco, vários colaboradores ao mesmo tempo podem influenciar para bons resultados, seja na atração de novos talentos, seja no aumento de vendas, ou até mesmo na percepção de valor da sua marca.
Para que isso aconteça é importante instruir, formar, informar, educar e engajar os colaboradores em relação à cultura organizacional. A comunicação precisa ensinar e ajudar os colaboradores a entenderem as atividades, diferenciais e posicionamento da marca, de uma maneira inspiradora, como uma forma de atrair, manter e engajar as pessoas através do diálogo.