Não é de hoje que a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente nos diferentes setores da economia. Seja para cumprir com funções mais simples da organização ou até tarefas mais complexas, há muitas oportunidades no mercado para ampliar o uso de soluções inovadoras. Isso é um dos pontos que explica o surgimento do Comex 4.0.
Conhecida como a Quarta Revolução Industrial, a Indústria 4.0 agora cruzou as fronteiras para se tornar o Comex 4.0. Afinal, a evolução do digital também transforma diariamente o comércio internacional.
Quando a digitalização dos processos é aplicada nas etapas que envolvem as mercadorias que cruzam as fronteiras internacionais, seja no modo que produzimos, transportamos ou vendemos, passamos a ter o cenário completo do Comex 4.0.
Por isso, vamos apresentar agora como a tecnologia tem impulsionado o setor de comércio exterior, além de destacar quais são as tendências para Transformação Digital e explicar como levá-las para as operações de Comex.
Comex 4.0: por que se fala tanto nisso?
A resposta para essa pergunta é simples: é porque todo o setor está se adaptando a essa nova onda de Transformação Digital. Isso não se aplica só a uma única frente de trabalho, mas passa por diferentes etapas e funções como:
- Processamento de mercadorias nos pontos de entrada e saída;
- Segurança das cadeias de abastecimento;
- Formulação de acordos comerciais;
- Gestão de documentos e processos;
- entre outros.
Se antes isso tudo era feito com papel e caneta, ou simplesmente usando uma planilha, agora o volume de informações exige uma estrutura mais robusta e completa, mas que também seja leve e flexível.
Resumindo: a digitalização do comércio exterior, com a aplicação de tecnologias digitais avançadas ou técnicas de produção e operações, está revolucionando a forma como o mundo fabrica, transporta e vende mercadorias.
Enquanto isso, os governos ainda estão descobrindo seus papéis como facilitadores, executores ou negociadores em conjunto com as empresas. Só que mesmo sem mostrar um papel claro dessa área, principalmente no apoio às organizações, existem exemplos do Comex 4.0 já em funcionamento.
Como o digital tem impulsionado empresas de comércio exterior
Entrar no Comex 4.0 está transformando os ecossistemas de comércio global em uma velocidade incomparável e criando um mercado significativo com mudanças econômicas.
Esse impulso se deve pela aplicação de tecnologias digitais avançadas, que só eram vistas até então na Indústria 4.0. Exemplos disso são a Inteligência Artificial (IA), drones e Internet das Coisas (IoT), que estão revolucionando a forma como lidamos com todas as etapas do comércio, da produção ao consumo.
Todas as facetas do comércio internacional, desde o processamento de mercadorias nos portos de entrada, à segurança das cadeias de abastecimento e à formulação de acordos comerciais, tudo está se adaptando a essa onda de transformação.
Com esse cenário, as oportunidades oferecidas pelo Comex 4.0 parecem infinitas. Para aproveitá-los enquanto elimina os riscos, as empresas devem:
- Tomar medidas para aumentar sua capacidade em tecnologias;
- Aprimorar seus recursos de análise de dados;
- Formar parcerias comerciais, sejam públicas ou privadas, para proteger suas atividades principais;
- Fortalecer seu capital humano.
Quais são as tendências de tecnologia no Comex
Particularmente, existem 3 tecnologias que despontam como tendência e elementos indispensáveis desse processo:
- IoT: com a internet das coisas, é possível manter tudo conectado, facilitando a tomada de decisão da equipe de gestão por olhar dados dos mais variados tipos em tempo real;
- IA: a Inteligência Artificial permite criar estruturas inteligentes, capazes de tomar decisões e indicar as melhores opções no cenário do comércio exterior;
- Cloud Computing: a infraestrutura na nuvem é um dos caminhos para facilitar a gestão da informação dentro de qualquer empresa.
Todas elas devem ter um impacto profundo sobre como as empresas atuam e participam do comércio global. Mas agora vamos entender quais as tendências dentro de duas importantes frentes de trabalho do Comex.
Impacto na logística
O Comex 4.0 se estende muito além das atividades internas e organizacionais. Afinal, o uso de soluções digitais está conectando cada nó de uma cadeia de suprimentos global com a capacidade de rastrear e entregar mercadorias de forma mais eficiente por meio de IoT, blockchain, drones e muito mais.
Os bens agora podem viajar do ponto A ao ponto B mais rápido do que nunca e, no caso de bens digitais, instantaneamente. Esse é o grande impacto na logística: reimaginar as maneiras pelas quais as mercadorias se movem e contribuem para maior eficiência operacional.
Experiência personalizada para clientes e profissionais da área
O benefício do Comex 4.0 para os envolvidos na cadeia de processos é mais visível na experiência personalizada do cliente proporcionada pelas novas tecnologias inteligentes, como é o caso dos chatbots, por exemplo.
Essas tecnologias podem elevar a experiência do cliente usando dados para prever as necessidades e preferências de cada um. Com a cadeia de suprimentos digitalizada, podemos criar uma experiência mais integrada e centrada no cliente.
As empresas também estão aproveitando os recursos de rastrear digitalmente um pedido desde o recebimento até o pagamento para desenvolver um processo interno mais uniforme, com a divisão de recursos e de trabalho entre os times, para aprimorar a experiência deles e também dos clientes de cada ação.
Cada uma dessas inovações, por sua vez, pode ter implicações reais para todos os participantes do ecossistema comercial internacional, do cliente final às empresas e ao governo.
Como o investimento em tecnologia pode acelerar o crescimento da sua empresa?
Essas tecnologias podem comunicar, analisar e agir com base nas informações, permitindo que as organizações, os consumidores e a sociedade sejam mais flexíveis e responsivos e tomem decisões mais inteligentes, baseadas em dados.
Como o Comex 4.0 já está aqui e ganhando velocidade de crescimento, é importante aprofundar a compreensão do impacto dele em cada uma das suas áreas críticas. Se hoje a maior dificuldade está no gerenciamento de processos, foque nessa dor para resolver.
Quando a digitalização de como fazemos, transportamos ou vendemos é aplicada a mercadorias que cruzam as fronteiras internacionais, fica claro que as cadeias de abastecimento mudaram radicalmente daquele formato tradicional e linear para redes de abastecimento digitais integradas, caracterizadas pela comunicação multidirecional.
Essas mudanças estão causando o surgimento de um ecossistema de comércio cada vez mais rico, que vem com uma série de novos desafios, mas permite que várias empresas do setor evoluam e cresçam em termos de resultados.
Como transformar digitalmente sua empresa de Comex
O primeiro passo para começar a mudar seu trabalho com o Comex 4.0 é encontrar soluções que já consigam melhorar o andamento dos processos na sua empresa. A parte de gerenciamento da operação deve contar com tecnologias que auxiliem no dia a dia da sua equipe.
Mas você sabe qual é a maturidade digital das operações de Comex da sua empresa hoje? Responder essa pergunta é essencial para tomar qualquer outra decisão.
Se está com dúvida sobre como ir adiante nessa jornada de Transformação Digital e Comex 4.0, não se preocupe: nós da Average Tecnologia podemos ajudar! Entre já em contato com nossa equipe e conheça as soluções que estão prontas para começar a utilizar agora.