Pensar a união de criatividade e dados até pouco tempo parecia impossível. Muitos dizem que os dados vão acabar com a criatividade, e por muito tempo esses dois foram considerados como água e óleo, ou seja, que não se misturam.
Pensava-se em dois opostos. A criatividade estava para o emocional assim como os dados estavam para o racional. Com a transformação digital, esses dois perfis estão trabalhando cada vez mais em conjunto.
A criatividade ganha força quando é inspirada por dados.
Os dados gerados através de ações criativas ganham força e trazem inteligência de negócio.
Agora, para falarmos sobre como é possível unir esses dois elementos, precisamos entender os mistérios que envolvem a criatividade. Ela é popularmente vista como um dom, algo como se uma pessoa nasce criativa ou não.
Hoje, temos diversas pesquisas que nos mostram que a criatividade está em todos nós de alguma maneira. Portanto, sabemos que ela é uma habilidade. Sendo assim, ela pode ser trabalhada e desenvolvida para melhor nos servir.
Quanto maior repertório de conhecimento da pessoa, maior é a possibilidade de ser criativa. A criatividade é o resultado da observação de dados, que são selecionados e reorganizados em nossas mentes de maneira surpreendente com o objetivo de resolver uma situação.
Ao mesmo tempo, novos dados, tecnologias e possibilidades do machine learning surgem a todo momento. Hoje há mais plataformas, sinais e dados para orientar as decisões que tomamos do que jamais houve.
Assim, quem usa esses dados e tecnologias consegue assumir mais riscos criativos, fazer melhores escolhas e comprovar o valor das suas ideias.
Quanto à famosa discussão sobre um substituir o outro ou até mesmo substituir empregos, quem estiver preparado pode ficar tranquilo.
A tecnologia e os dados são ferramentas que podem ser usadas para expandir e enriquecer o trabalho, mas nunca vão substituir uma pessoa com grandes ideias.