A jornada do consumidor, também chamada de jornada de compra, é uma ferramenta de mapeamento usada para aumentar a taxa de conversão de clientes de uma empresa. Quando se pensa em uma estratégia de vendas para atrair e captar novos clientes, deve-se levar em consideração todo o trajeto que ele faz até chegar à sua marca. Este caminho é chamado de Jornada do Consumidor, ou seja, é o caminho que um potencial cliente percorre antes de realizar uma compra. Conhecer este caminho é fundamental para obter sucesso e aumentar as vendas.

Normalmente a jornada pode ser dividida em 4 etapas. São elas:

Aprendizado e Descoberta:

É a parte do processo em que o consumidor muitas vezes não sabe exatamente que tem um problema ou uma dor. Você pode instiga-lo a querer conhecer mais e aprender sobre algum tema. Como o próprio nome já diz, é uma fase de aprendizados e descobertas, que culminará na etapa seguinte.

É o momento da sua empresa oferecer conteúdo voltado ao aprendizado e que possa ajudar o consumidor a descobrir que sua vida poderia ser melhor com alguma inovação ou tecnologia.

Reconhecimento do Problema:

Aqui o consumidor já teve um aprendizado e se aprofundou mais sobre o tema, descobrindo uma necessidade ou problema. A ideia é relevar para ele este problema e deixar aquela famosa ‘pulga atrás da orelha’.

Consideração da Solução:

Nessa etapa, o consumidor já pesquisou e mapeou quais as possíveis soluções para seu problema. Ele irá analisar as opções para identificar quais são viáveis.

Aqui é interessante criar um senso de urgência para que o consumidor não deixe para resolver o problema em outro momento.

Decisão:

No final do processo, o consumidor analisa as opções para tomar sua decisão final de compra. É a hora para mostrar os diferenciais da sua empresa e convence-lo de que seu produto ou serviço é a escolha certa.

É importante dividir essa jornada de consumo em etapas para que fique mais fácil para profissionais de marketing e vendas atingirem e influenciarem o seu público–alvo e consumidores potenciais, de modo a aumentar a taxa de conversão da empresa, focando os esforços em cada etapa, sabendo o que o consumidor precisa naquele momento.

Isso otimiza o impacto da empresa sobre o consumidor em cada etapa do processo, estreitando melhor o relacionamento com o cliente e a eficiência do processo de vendas como um todo.

Published On: dezembro 10th, 2019 / Categories: Inovação, Marketing Digital /

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