Já listamos aqui nesse blog inúmeros motivos para se investir em inovação dentro das empresas e a sua importância para se manter competitiva. O mesmo se aplica ao nosso país, que não deve medir esforços para aumentar sua competitividade dentro do cenário internacional e, para isso, também precisa inovar.
Vamos começar falando um pouco sobre o papel do governo como facilitador desses investimentos.
Na semana passada, em Brasília, aconteceu a reunião conjunta da Mobilização Empresarial pela Inovação com a Frente Parlamentar Mista de Ciência, Tecnologia, Pesquisa e Inovação, onde o Secretário da Produtividade, Carlos da Costa, afirmou que estimular a inovação é um dos principais objetivos do governo.
Como ponto alto desse encontro, podemos destacar a importância de se construir pontes entre governo e iniciativa privada, pois a inovação depende de diálogo, troca de ideias e convergência.
Como principais benefícios da inovação, poderemos ter uma grande redução no que chamamos de Custo Brasil, que seria o equivalente aos custos que uma empresa tem, o que seria capaz de colocar nosso país em um patamar de maior potencial competitivo.
Embora seja uma estratégia de longo prazo, que demanda tempo, pesquisa e desenvolvimento de um projeto, pode oferecer também um novo horizonte para os negócios de aproveitar as oportunidades, de estar à frente da concorrência de outros países e estar pronto para atender o mercado.
Uma ação fundamental por parte do governo, é a adoção de políticas de incentivo fiscal para empresas que investem em inovação. Isso gera uma boa oportunidade para as empresas reduzirem seus custos tributários, investirem em inovação, e com isso ganharem mais competitividade no mercado.
Além disso, é necessário apoiar a criação, desenvolvimento e consolidação de ambientes que se proponham a discutir e promover a inovação, para que ela seja disseminada em nosso país e passe a fazer parte do nosso DNA em forma de uma cultura de inovação. Assim, se tornará amplamente divulgada, pensada, discutida e desenvolvida de forma orgânica e crescente.