Quando tratamos de gestão empresarial, existem dois indicadores que são essenciais: produtividade e qualidade.

Muitas pessoas acreditam que quanto maior é a produtividade no trabalho menor é a qualidade de vida. Dessa forma, parecem ser forças contrárias onde o indivíduo deve escolher qual delas priorizar: qualidade de vida ou produtividade?

Uma empresa está no caminho certo quando encontra o equilíbrio entre estes dois, utilizando seus recursos da melhor maneira, mas sem deixar de se preocupar com a qualidade e a satisfação de seus clientes, tanto externos, quanto internos.

Pode parecer algo difícil de ser estabelecido, porém é fundamental as empresas busquem sempre por este equilíbrio, pois somente assim conseguirá se manter firme no mercado em que atua, já que a concorrência hoje em dia tem sido cada vez maior e os clientes não têm pensado duas vezes antes de trocar de produtos ou prestadores de serviços.

Segundo levantamento da International Stress Managemente Association, o Brasil foi classificado como o segundo país com o maior nível de estresse do mundo. Mas o que isso tem a ver com nosso tema?

O estresse é o pior inimigo da produtividade! Colaboradores estressados envolvem-se mais em acidentes de trabalho, atendem mal aos clientes da empresa, se enrolam e atrasam suas tarefas e prejudicam todo o time. É preciso diminuir consideravelmente o nível de estresse.

Para isso, a atuação dos líderes é essencial, pois é deles a responsabilidade de criar uma atmosfera positiva, que permita aos seus liderados realizar suas demandas da forma correta, dentro de ambiente favorável, onde eles possam sentir-se valorizados e reconhecidos, estar sempre motivados e engajados, contar com uma estrutura adequada e ter condições reais de oferecer dinamismo e alta produtividade no trabalho.

Para ter equilíbrio, o profissional também precisa entender qual é o seu limite e não pegar mais demandas do que pode dar conta. O excesso de trabalho acaba deixando o colaborador estressado, tenso, cansado, comprometendo sua saúde física e emocional, sua vida pessoal e social, bem como sua produtividade na empresa.

Muitas vezes um erro na gestão do tempo pode afetar o rendimento. Produtividade não é simplesmente fazer muitas coisas ao mesmo tempo, mas sim, fazer muito bem aquilo que foi demandado. O colaborador que realiza as tarefas com mais foco e de forma mais rápida, tem mais tempo para fazer coisas que aliviam a pressão, estresse e correria do dia a dia, aumentando assim sua qualidade de vida.

Published On: novembro 5th, 2019 / Categories: Carreira, Gestão, Liderança, RH, Tendências /

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