O trabalho é algo de extrema importância na vida do ser humano e que ocupa grande parte do nosso tempo. Por ser algo que ocupa um espaço significativo em nossa vida, precisamos lidar com ele da melhor maneira possível, a fim de obter os resultados que desejamos conforme evoluímos profissionalmente.
Sendo assim, é cada vez mais reconhecido a importância de trabalharmos temas emocionais e sociais para nossa evolução profissional.
Você já deve ter ouvido falar sobre inteligência emocional, correto? Esse conceito tem sido cada vez mais discutido e também valorizado nos ambientes organizacionais, uma vez que o desenvolvimento dessa habilidade impacta diretamente o nosso comportamento no trabalho, que, por sua vez, impacta nos resultados que desejamos ter.
A inteligência emocional está relacionada com a nossa capacidade de entender e controlar as emoções, tanto as próprias quanto as dos outros. É o conjunto de competências emocionais e sociais que influenciam o modo como nos percebemos, expressamos, desenvolvemos relações sociais, lidamos com desafios e usamos informações emocionais de um jeito efetivo e com significado.
Mas como isso se aplica ao ambiente de trabalho?
Saber gerir as próprias emoções é muito importante para qualquer profissional, pois assim ele saberá o que realmente está sentindo, será capaz de entender o significado de cada emoção e como elas podem afetar o seu desempenho e também o dos outros.
Para Goleman, criador do conceito, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso dos indivíduos, já que a maioria das situações vividas no trabalho exigem habilidades de relacionamento e compreensão humana.
É muito importante entender qual emoção tomou conta de você em cada situação, saber nomear e compreender a expectativa existente em seu pensamento para resolver o problema enquanto ele ainda é somente um incômodo.
Mas não é somente em situações de conflitos ou dúvidas que a inteligência emocional pode nos ajudar.
O profissional com inteligência emocional proporciona um ambiente saudável para os colaboradores e deixa eles se sentirem à vontade para contribuir com ideias e soluções. Esse profissional tem a capacidade de motivar a sua equipe a se manterem engajados e focados, contribuindo para o aumento da produtividade e um clima organizacional mais agradável.
E como eu faço para desenvolver minha inteligência emocional?
Ainda segundo Goleman, esse conceito é formado por 5 diferentes habilidades:
Autoconhecimento: a capacidade de compreender os nossos próprios sentimentos e estados de ânimo. Também consiste em saber quem somos, nossos valores, metas e habilidades.
Autorregulação: capacidade de controlar as nossas próprias emoções. Desta forma, podemos utilizá-las a nosso favor em vez de ter que lutar contra elas.
Motivação: habilidade de estabelecer metas exigentes para nós mesmos e nos concentrarmos para conseguir alcançá-las apesar das dificuldades.
Empatia: a capacidade para entender os sentimentos, as emoções e as necessidades dos outros. Às vezes a empatia é descrita como “se colocar no lugar do outro”.
Habilidades Sociais: todo o conjunto de destrezas que ajudam a nos relacionar de forma mais efetiva com os outros. Elas incluem diferentes habilidades, como a liderança, a persuasão ou a intuição social.
Cada uma dessas habilidades tem suas vantagens para diferentes situações, mas o esforço e desenvolvimento de todas é fundamental para constituir uma sólida inteligência emocional.